segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Futsal e Futebol – companheiros ou adversários ? - 1ª Parte


Photobucket

Como desporto número 1 no mundo, as questões do futebol sempre chamaram a atenção e interesse de grande parte da população de inúmeros países. Desde a primeira conquista de um campeonato mundial em 1958, o Brasil tornou-se alvo de atenção especial dos meios futebolísticos mundiais. Na sombra do Futebol, o Futsal é hoje a segunda modalidade mais praticada no nosso país e nos últimos anos, tem conquistado a população, sendo praticado por milhões de pessoas em todos continentes; tanto como forma de lazer, quanto sob a forma de desporto competitivo.

A semelhança entre o Futebol e o Futsal, leva a que as crianças e jovens a praticar o Futsal em escolas e escolinhas desportivas para, que mais tarde, sejam direccionadas ou convidadas a jogarem o Futebol em clubes profissionais.

Photobucket

Neste contexto, tem-se observado que muitos destes jovens, no momento desta mudança, geralmente do Futsal para o Futebol, não conseguem se adaptar às exigências que o novo ambiente exige; principalmente no que diz respeito aos aspectos técnicos, tácticos (basicamente, a utilização adequada do espaço) e físicos (adaptação física dos deslocamentos curtos, com pouco tempo de recuperação para deslocamentos de maior distância e, com mais tempo de recuperação durante o jogo). Como exemplo, podemos citar atletas famosos do Futsal como Ortiz, Manoel Tobias e Falcão que, talvez pela idade mais avançada, não conseguiram se adaptar e se reciclar às exigências do Futebol.

Seria o Futsal um dos responsáveis pelo o surgimento e, por que não dizer, fornecimento de um número inesgotável de novos talentos para o Futebol?
Qual a idade mais indicada desta transição?
Quais aspectos do Futsal contribuem na performance no Futebol?
Quais aspectos desenvolvidos no Futsal que dificultam durante esta transição?....

Na próxima semana a segunda parte deste artigo.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

A Educação Física e o Futsal

Photobucket



Quando falamos de crianças na iniciação desportiva não podemos esquecer que seu desempenho esta directamente ligado as capacidades motoras e não só. O Professor de Educação Física tem um papel importante para a crianças se tornarem em atletas de Futsal. Um profissional que nas suas aulas tem como objectivo trabalhar todos os fundamentos necessários. É aqui que elas aprendem a saltar, correr, equilibrar, chutar, driblar, rolar, pular, etc..Tudo o que ela necessita para desenvolver a coordenação motora.


Juntamente com o trabalho desses fundamentos o mais importante é o desenvolvimento intelectual, onde a criança aprende a resolver qualquer situação em que ela se encontre. Não podemos esquecer da integração, cooperação, solidariedade, socialização que é desenvolvida durante as aulas de educação física, isso o aluno leva com ele para o resto da vida. O professor de Educação física que trabalha a modalidade de Futsal durante as suas aulas, não precisa ter a preocupação de formar atletas mas sim despertar o interesse deles.


O momento que o aluno mais gosta da aula é a hora de jogar, situação onde a bola esteja presente, jogos (4x4) (5x5) (6x6) entre outros. O jogo não será o mais importante, o objectivo principal é que ele esteja desenvolvendo a sua coordenação e aprendendo os principais fundamentos que um atleta de Futsal necessita.


Quando a criança chega ate nos treinadores, elas já tem um certo conhecimento, e já esta com sua coordenação desenvolvida, devemos aproveitar tudo que já esta feito e dar sequência no trabalho sem deixar que o aluno perca o interesse. E para que isso aconteça devemos fazer com que a criança treine com reais situações de jogos, assim ela poderá desenvolver sua criatividade, e criar soluções para as situações encontradas. Não devemos esquecer que a educação física e a base e o Profissional dessa área são grandes aliados das Escolas de Futsal e principalmente do técnico de Futsal.