domingo, 3 de junho de 2007

Futsal e Futebol: 10 Diferenças

Um jogo de futsal dura 40 minutos, 20 minutos cada parte, com intervalo de 15 minutos. Numa fase de eliminatória, se depois dos 40 minutos se registar um empate, recorre-se a um prolongamento de 10 minutos, dividido em dois períodos de 5 minutos. Se o resultado de mantiver inalterado após o prolongamento, têm lugar as grandes penalidades.
Há duas marcas de penalidade no futsal - uma na linha de 6 metros, se um jogador comete falta dentro da sua área, e outra a 10 metros, que é usada depois de se ultrapassarem as 5 faltas.
Apesar de um campo de menores dimensões, tempo inferior de jogo e menos jogadores, o futsal tem três árbitros, que cooperam no controlo do jogo. Dois árbitros tomam conta do jogo dentro do campo, enquanto o outro toma nota das faltas acumuladas.
No futsal não existe fora de jogo, pelo que as tácticas defensivas são diferentes. Normalmente metade da equipa, o guarda-redes e mais dois jogadores, fica na defesa.
As cargas, mesmo as de ombro, não são permitidas num jogo de futsal, resultando num livre directo.
Quando um jogador é expulso, a equipa fica durante dois minutos com menos um jogador. Se nesse período a equipa adversária marcar um golo, o quinto elemento pode entrar logo.
Cada equipa tem direito a pedir um minuto de tempo morto em cada parte do jogo. O treinador pode pedir este minuto a qualquer momento, quando é a sua equipa que tem a posse de bola.
Em comparação com a disciplina que rege o jogo de posições no futebol, a rapidez de trocas de posição no futsal faz com que os sistemas de jogo sejam mais eficientes.
Com uma menor duração de tempo e um espaço mais pequeno, a velocidade, a habilidade e a técnica têm uma maior importância no futsal.
Nos jogos de futsal praticados em pavilhões, se a bola toca no tecto, o jogo pára e recomeça com lançamento lateral com o pé, a favor da equipa adversária à última que tocou na bola. O lançamento realiza-se na linha, no local mais próximo daquele debaixo da parte do tecto em que tocou a bola.
Fonte: FIFA

Sem comentários: