segunda-feira, 31 de dezembro de 2007
Futsal e Futebol – companheiros ou adversários ? - 1ª Parte
Como desporto número 1 no mundo, as questões do futebol sempre chamaram a atenção e interesse de grande parte da população de inúmeros países. Desde a primeira conquista de um campeonato mundial em 1958, o Brasil tornou-se alvo de atenção especial dos meios futebolísticos mundiais. Na sombra do Futebol, o Futsal é hoje a segunda modalidade mais praticada no nosso país e nos últimos anos, tem conquistado a população, sendo praticado por milhões de pessoas em todos continentes; tanto como forma de lazer, quanto sob a forma de desporto competitivo.
A semelhança entre o Futebol e o Futsal, leva a que as crianças e jovens a praticar o Futsal em escolas e escolinhas desportivas para, que mais tarde, sejam direccionadas ou convidadas a jogarem o Futebol em clubes profissionais.
Neste contexto, tem-se observado que muitos destes jovens, no momento desta mudança, geralmente do Futsal para o Futebol, não conseguem se adaptar às exigências que o novo ambiente exige; principalmente no que diz respeito aos aspectos técnicos, tácticos (basicamente, a utilização adequada do espaço) e físicos (adaptação física dos deslocamentos curtos, com pouco tempo de recuperação para deslocamentos de maior distância e, com mais tempo de recuperação durante o jogo). Como exemplo, podemos citar atletas famosos do Futsal como Ortiz, Manoel Tobias e Falcão que, talvez pela idade mais avançada, não conseguiram se adaptar e se reciclar às exigências do Futebol.
Seria o Futsal um dos responsáveis pelo o surgimento e, por que não dizer, fornecimento de um número inesgotável de novos talentos para o Futebol?
Qual a idade mais indicada desta transição?
Quais aspectos do Futsal contribuem na performance no Futebol?
Quais aspectos desenvolvidos no Futsal que dificultam durante esta transição?....
Na próxima semana a segunda parte deste artigo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Hola amigo ya te enlace, gracias por enlazarme.
Saludos.
Enviar um comentário