quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Futsal e Futebol – companheiros ou adversários ? - Conclusão

Photobucket


Seria o Futsal um dos responsáveis pelo o surgimento e, por que não dizer, fornecimento de um número inesgotável de novos talentos para o Futebol?
Qual a idade mais indicada desta transição?
Quais aspectos do Futsal contribuem na performance no Futebol?
Quais aspectos desenvolvidos no Futsal que dificultam durante esta transição?

• Identificar como foi o inicio e com que idade este atletas começaram a participação nestes desportos.
• Saber qual a opinião dos atletas quanto à transição indicada, à idade e forma que deverá ocorrer.
• Identificar quais as diferenças mais significativas de um desporto para o outro.

Na procura desta resposta, não existem dados concretos que nos orientem na obtenção de informações sobre os factores de transição do Futsal para o futebol, ou do futebol para o Futsal.
O estudo é do tipo qualitativo caracteriza-se por uma pesquisa descritiva exploratória. Foram entrevistados 12 atletas de Futsal da categoria adulto masculino e 12 atletas de Futebol da categoria profissional, de um Clube Federado.
Para efectuar a análise e interpretação deste estudo, além do referencial de literatura, foram utilizados os dados colectados nos relatos e opiniões dos Atletas.

• A maioria dos atletas teve o incentivo da família para o começo no desporto. (apareceram os indicadores professor da escola e colegas);
• Todos acreditam que a transição do Futsal para o Futebol seja o indicado;
• Alguns ainda acreditam que seja possível jogar as duas modalidades e optar mais tarde por uma delas;
• Com relação a idade mais indicada, embora tenha sido bem diversificada, apresentou uma tendência de respostas dos 13 - 14 anos para esta transição.

Segundo a opinião dos atletas, as diferenças mais marcantes de uma modalidade para a outra são: no Futsal requer mais velocidade, mais precisão no passe, mais movimentação, deve-se saber jogar em todas as posições, os espaços são mais reduzidos, aumenta a velocidade de raciocínio e é mais utilizada a parte anaeróbica.
Já no futebol a mais espaços de jogo, as falhas individuais, tantos técnicas quanto tácticas aparecem mais, é utilizada mais a parte de resistência e é necessário um período a adaptação ao equipamento de jogo (chuteira).

Sem comentários: