terça-feira, 27 de novembro de 2007

Espanha Bi-Campeã Europeia


A Espanha sagrou-se, pela terceira vez, Campeã da Europa de Futsal. Os espanhóis foram sempre superiores e nunca estiveram em desvantagem no marcador, chegando a estar a ganhar por 3-0. Os homens comandados por Venancio López venceram com toda a justiça a selecção italiana por 3-1.


Com uma entrada nos jogo muito equilibrada as duas potências mundiais do futsal tinham cada um a estratégia preparada, mas foi a Espanha que levou a melhor.O inicio foi mais forte por parte dos espanhóis na partida, pressionando muito alto e não permitindo que os italianos conseguissem impor o seu jogo, sabendo – se que são muito fortes defensivamente. A Itália foi a primeira a causar perigo mas o sinal mais era claramente dado pelos "nuestros hermanos", que quase sufocavam a Itália, não foi por isso de estranhar, que a selecção espanhola se adiantasse no marcador. Álvaro, com um trabalho monumental sobre o lado esquerdo e após várias simulações, picou sobre o guarda-redes Feller, aparecendo Marcelo a confirmar o golo de cabeça. 1-0 para a Espanha, colocando justiça no resultado.


A partir daqui, a Itália fez o que lhe competia, foi a procura do prejuízo mas encontrou pela frente um obstáculo que Portugal também teve. O guarda-redes, Luís Amado, um “monstro” na baliza, começou a brilhar a grande nível, parando os remates, feitos quase sempre de meia distância. Exemplos disso são as defesas aos disparos de Grana, com a bola ainda a embater no poste, de Carlos Eduardo, desviando para canto, e de Bacaro, mais uma vez defendendo para canto.Pelo meio, ainda houve tempo para a Espanha desperdiçar algumas oportunidades para dilatar o marcador, ate chegar ao intervalo.


A segunda parte não podia ter começado melhor para a Espanha, logo aos dois minutos, aumentou a vantagem para 2-0. Daniel aproveitou um ressalto de bola para bater pela segunda vez, o desamparado Feller, após um primeiro remate de Álvaro. Pouco depois mais do mesmo, contra-ataque rápido, com Kike a lançar Marcelo sobre a ala esquerda, que por sua vez, endossou o esférico na perfeição, para uma conclusão fácil do capitão, Javi Rodriguez ao segundo poste. Estava feito o 3-0 e provavelmente encontrado um vencedor na final no multiusos que se encontrou um bocado “despedido” no que respeita a publico.


Antes do final foi o guarda-redes Feller, adiantando-se no terreno, quem deu o exemplo aos seus colegas como bater o até então intransponível, Luís Amado. Com um remate forte do meio da rua, o guardião italiano, reduziu para 3-1, relançando a partida. A Itália acordava e tentava o 5X4 no tudo por tudo mas sem sucesso já que a Espanha, defendendo de forma perfeita e controlando a posse de bola com segurança, ia conservando a vantagem no marcador e a disporem de algumas situações para matar definitivamente o jogo, ao desperdiçarem oportunidades, quando tinham a baliza italiana deserta.


Veio o apito final, com a Espanha a sagrar-se Campeã da Europa. A festa era feita pela comitiva espanhola e pelos muitos adeptos que se deslocaram do país vizinho para assistirem ao jogo.Por último, refira-se que o árbitro português, António Cardoso, fez uma arbitragem de grande nível.


Portugal fica-se pelo 4º Lugar
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket


Portugal não foi além de um orgulhoso 4º lugar na prova muito por culpa de ainda terem o jogo da Espanha na cabeça e também porque os russos superiorizaram-se ao vencer por 3-2.Orlando Duarte, deixou de fora desta partida por opção, o guarda-redes, Alex (que nunca chegou a ser convocado para esta prova) e o ala Formiga.Entrou muito bem, a selecção portuguesa e teve o seu golo ao minuto 15 da primeira parte por Gonçalo Alves, ao marcar mais uma vez e a provar que fez um grande europeu o fixo do Benfica.
A festa portuguesa foi por pouco tempo, aos 17', os russos, deram uma cambalhota no marcador. Primeiro com Ricardinho a perder a bola em zona proibida. Situação bem aproveitada por Maevskiv, que conduziu os esféricos em velocidade e depois de Ivan, deu na perfeição em Cirilo que só teve de encostar para a baliza. Na jogada seguinte, Foukine, após ultrapassar vários jogadores nacionais, rematou forte e colocado, sem hipótese de defesa para Benedito.O resultado até ao intervalo não sofreria mais alterações.

No segundo tempo, Portugal entrou algo desconcentrado, fazendo lembrar aqueles tenebrosos minutos frente a Espanha contudo ao minuto 35’, Leitão com um fantástico movimento de rotação, conseguiu desfeitear o guarda-redes russo pela segunda vez, depois de varias oportunidades de parte a parte era Portugal quem chegava a igualdade.Nem teve tempo para festejar a equipa das quinas, já que seguida, Shayakhmetov repôs a vantagem russa, aproveitando um ressalto na área portuguesa.
Orlando Duarte ainda arriscou tudo ao colocar Marcelinho como quinto elemento de campo, mas sem sucesso.Já não havia mais nada a fazer. A Rússia controlou a vantagem até final, conquistando assim o terceiro lugar no Campeonato da Europa.Quanto a Portugal, esta derrota não tira brilhantismo à sua participação na competição, onde alcançou mesmo, a melhor classificação de sempre.



Para ver este e mais comentários sobre o Euro 2007 vá ao site desportugal. Clique Aqui

1 comentário:

Alexandre Massi disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.