terça-feira, 6 de novembro de 2007

Importância da comunicação e feedback.A importância da comunicação na relação treinador/atleta.


A comunicação na relação treinador/atleta é de fundamental importância para o sucesso de uma equipa ou de um atleta. O tempo em que o havia o treinador “mandão”, não existe mais. O relacionamento entre ambos deve ser o mais profissional possível, com respeito e cumplicidade. O treinador só irá conseguir o máximo de seu atleta, se o mesmo, confiar e seguir as instruções do líder.
Os treinadores devem ter consciência que ao transmitirem uma atividade, ela deverá ser explicada, não só como se realiza e o porque de sua realização. Muitos treinadores pelo que vou vendo nos jogos que assisto (mais de camadas jovens), hoje em dia, e cada vez mais aparecem ao “berros” com os atletas, complicando mais a sua própria comunicação para com o atleta.
Outro aspecto importante dessa relação é o feedback que o atleta fornecerá ao treinador, tanto no treino como no jogo, isto é, somente com uma boa comunicação entre ambos, o treinador terá condições de verificar o desempenho do seu atleta e da sua equipa. Vários autores citam que o feedback é a informação que um atleta recebe sobre a realização de uma actividade, podendo ser fornecida durante ou após a prática em que o conhecimento do resultado é a informação fornecida ao executante de uma tarefa, após a execução da mesma. É tido como a variável mais importante para a aprendizagem motora, logo após a prática.
O treino no qual os atletas recebem informações de feedback positivas é mais agradável e tem a preferência dos atletas. Portanto, os treinadores devem se empenhar em aumentar o feedback positivo durante a sessão de treino. O feedback, e mais especificamente o feedback positivo tem três características fundamentais: motivação, reforço e informação. O feedback negativo por parte do treinador, ou seja , do gênero: “não jogaste bem”, “não deves fazer isso”, “tivemos mal”, pode ser prejudicial para o atleta, não querendo dizer para não fazer mas dizendo de outra maneira utilizando “tivemos menos bem” ou “tiveste um dia menos bom”..etc... Não é conveniente nem eficaz uma excessiva frequência de feedback, pois pode causar uma certa dependência ao atleta. O feedback deve ser fornecido no máximo cinco segundos após a execução para aproveitar a memória que o atleta tem de sua execução. Pode-se dizer que, além do fator quantitativo, o fator qualitativo dessa informação é o que determina a compreensão e eficácia da informação e a eficácia do ensino. Não se pode esquecer de que a qualidade da informação fornecida ao praticante depende do conhecimento e da capacidade de intervenção do treinador.
Estudos comprovaram que aumentar a precisão da informação melhora a desempenho até certo ponto, a partir do qual, aumentar a precisão do feedback não melhora a performance, podendo inclusive prejudicá-la. É fundamental fazer uma correcta avaliação das necessidades do feedback para a detecção dos erros que comete o atleta. Não é útil ser redundante e proporcionar uma informação que o atleta pode captar por si mesmo. Por outro lado, é necessário transmitir informações sobre aqueles aspectos que o atleta não pode captar por seus próprios meios, nota-se neste aspecto a competência pedagógica e técnica do treinador.

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